
POEMA!
A palavra do roteirista e diretor:
“Poema!” recebe esse nome por ser construído a partir da perspectiva da protagonista Luiza, uma jovem poeta que encontra nos versos uma válvula de escape para as questões que vivencia, observa e que afligem profundamente sua alma. A condução da narrativa do filme também acontece através dos números musicais. Logo na segunda canção, “Certeza de Bandeja”, interpretada por todo o elenco, e na última, solada por Luiza, “Aquilo tudo que nos falta”, o enredo está sintetizado. Ela escreve: “Minha certeza vem de bandeja. Bem antes da mesa, veja, a bandeja cai. Quem é que fica limpando esse chão? Chão que escorrega junto com os sonhos, desses sonhados, plantados por quem não fui, mesmo sem saber bem o que sou.”
Todos cantam, porque, ali naquela sala de aula, ela entende que o discurso é pertinente e faz sentido para todos. As “certezas de bandeja” são aquelas muito fáceis, as entregues e absorvidas sem qualquer esforço. Antes da mesa, do propósito, da finalidade de cada uma, muitas são derrubadas pelos fatos. Pela prática que a vida exige, determina, instaura. Pelo avanço de um pensamento crítico, pela elaboração de predileções e desenvolvimento, amadurecimento de personalidade, crenças e descrenças. Ficam ali as tais “certezas” espalhadas pelo “seguro” e escorregadio chão da vida. Muitas vezes pelo tempo de uma existência toda. E quem é que limpa esse chão? Enquanto espalhamos pegadas involuntárias. Quando? Como? Nossas adversidades, experiências, conhecimentos adquiridos, vivências, estudos? E seguimos buscando os tais sonhos, muitos abandonados. Muitos inverossímeis. Muitos conquistados posteriormente, seja de forma permanente ou provisória. Muitos plantados, projetados pelos pais. Pelas redes sociais. Pela comparação com um mundo de mentira, editado, filtrado. Pelo suposto caminho para uma felicidade padronizada e moldada sob parâmetros e métricas irreais. Muitos sonhos semeados precocemente por uma pessoa em formação, que ainda vai descobrir melhor quem é exatamente. Estão todos no limiar do ensino médio, com a vida adulta já despontando na esquina, trazendo suas cobranças, demandas, necessidades, crueldades, tentações e delícias.
Luiza nos conduz por sua história, cada capítulo marcado por um título e uma sensação distinta. A narrativa se enriquece à medida que exploramos as questões de cada personagem naquele ambiente, revelando novos aspectos, elementos e nuances. Vai percorrer situações, matizes capturadas através do que ela passa e do olhar sensível e atento aos seus colegas. Vemos ela elaborando sua arte sempre que tenta compreender, resolver ou fugir de algo. Mergulha nas profundezas do desconhecido sem saber o caminho de volta. Ela falha miseravelmente muitas vezes e até se diverte com isso. Ao abordar as questões observadas e como isso repercute nela, invariavelmente haverá algum ponto de identificação. Medos, traumas, anseios, inseguranças, expectativas. Quem importa? Quem se importa? O que importa de fato? E ela canta: “Não há explicação que possa explicar aquilo tudo que nos falta entender.”
Acompanhamos a elaboração de Luiza, que escolhe Manu como uma espécie de narradora onisciente de sua história. Manu está afastada daquele ambiente por um motivo aparentemente banal e injusto, como tantas vezes a vida impõe.
Logo após o “fim”, sem dizer uma única palavra, Luiza divide com o espectador, agora ciente do que acabou de acompanhar, como ela se sente diante de tudo que vive e como planeja lidar com um “continente” despencando do céu.
POEMA!
A Word from the Writer and Director:
“Poema!” takes its name from being constructed through the perspective of the protagonist, Luiza, a young poet who finds in verse an escape valve for the issues she experiences, observes, and that deeply afflict her soul. The film’s narrative is also driven by musical numbers. Right in the second song, “Certeza de Bandeja” (Certainty on a Silver Platter), performed by the entire cast, and in the final solo number by Luiza, “Aquilo tudo que nos falta” (All That We Lack), the plot is synthesized.
She writes:
“My certainty comes on a silver platter. Well before the table, mind you, the platter falls. And who is left cleaning this floor? A floor that slips along with the dreams—those dreamt, planted by someone I never was, even without quite knowing who I am.”
Everyone sings because, in that classroom, she realizes that the discourse is relevant and resonates with them all. These “certainties on a silver platter” are the ones that come too easily, handed down and absorbed without effort. But before they even reach the table—their purpose, their true meaning—many are knocked over by reality. By the practice that life demands, dictates, and imposes. By the emergence of critical thinking, by the formation of preferences, the evolution and maturation of personality, beliefs, and disbeliefs.
These so-called “certainties” remain scattered across the seemingly safe yet treacherous floor of life. Sometimes for an entire lifetime. And who cleans up this floor? While we unknowingly leave our footprints behind? When? How? Through our adversities, experiences, knowledge, and learning? And still, we keep chasing those dreams—many abandoned, many unrealistic, many later achieved, whether permanently or temporarily.
Many dreams are planted by parents, by social media, by the comparison to a world of illusions, edited and filtered. By the supposed path to a standardized happiness, shaped under unreal parameters and metrics. Many dreams are prematurely sown in a person still in formation, still discovering who they truly are.
They are all on the threshold of high school, with adulthood already looming around the corner, bringing its expectations, demands, needs, cruelties, temptations, and delights.
Luiza leads us through her story, each chapter marked by a title and a distinct emotion. The narrative deepens as we explore the concerns of each character in that environment, revealing new aspects, elements, and nuances. She moves through experiences, shades captured through what she goes through and her keen, sensitive gaze toward her classmates.
We see her crafting her art whenever she tries to understand, resolve, or escape something. She plunges into the depths of the unknown without knowing the way back. She fails miserably at times—and even finds amusement in it. As she reflects on what she observes and how it echoes within her, there will inevitably be a point of identification. Fears, traumas, desires, insecurities, expectations.
Who matters? Who cares? What truly matters?
And she sings:
“There is no explanation that can explain all that we still lack to understand.”
We follow Luiza’s journey as she chooses Manu as a kind of omniscient narrator of her story. Manu is removed from that environment for a reason that seems trivial and unfair, much like life so often imposes.
And just after the “end,” without saying a single word, Luiza shares with the audience—now fully aware of what they have just witnessed—how she feels about everything she has lived through and how she plans to deal with a ‘continent’ collapsing from the sky.